Resenha Livro Yves Saint Laurent- Pierre Bergé

yves_out

Olá amores, como vocês estão? Estou bem empolgada, já que o frio chegou e parece que irá permanecer por um bom tempinho :3

Nesta semana rolou o lançamento da cine biografia do estilista Yves Saint Laurent. Prometo que logo logo assistirei o filme e já farei uma resenha contando tudinho. Mas para entrar no clima, decidi trazer um livrinho da coleção Universo da Moda sobre o Yves.

A obra foi escrita por seu antigo companheiro de negócios e amor, Pierre Biergé. Diferente dos outros livros da coleção (já falei sobre a Chanel, Valentino e Thierry Mugler) esse é bem mais pessoal, porque não é só um fã que escreveu, mas sim a pessoa que  acompanhou o estilista por várias décadas.

E é esse elemento que torna uma leitura que mexe bastante com a emoção, Bergé se aproveita de uma narrativa mais literária e poética para narrar sua história ao lado do grande estilista.

Juntos, Yves e Pierre lançaram uma das maiores maisons do século XX, popularizaram o prêt-à-porter, criou uma das grifes mais elegantes e tudo isso a um preço bem mais acessível do que a Haute Couture. Isso sem falar que foi YSL que lançou o “le smoking”, uma versão feminina do traje masculino, que revolucionou a forma das mulheres de se vestirem a partir dos anos 60. Foi Yves também que vestiu as primeiras modelos negras e popularizou isso no mundo da moda… São incontáveis as contribuições do francês para o mundo fashion e o livro deixa bem claro.

yves 1

“Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.”

Sempre fui apaixonada por essa citação e acredito que ela diga bastante sobre o conceito da marca. Ele não criou o terninho feminino apenas por ser uma revolução na época, mas era uma provocação sexual, uma inversão de papéis em uma época que a discussão do feminismo estava fervendo.

Outro detalhe que encanta ao ver as fotos do livro é a influência do mundo da pintura em suas obras. Mondrian, Picasso, Goya, Warhol são alguns nomes de pintores que apareceram em suas obras.

yves 2

Recomendo esse livro para todas as pessoas que são verdadeiramente apaixonadas por moda e que são fãs do estilista e que se interessam em entender mais o processo histórico do tema. As imagens do livro são lindíssimas e como contei, o depoimento de Pierre Bergé é de cortar o coração, sério (chorey um pouquinho hahahahaha, sim sou coração de manteiga).

O livro que li foi alugado da biblioteca da minha faculdade, mas você pode comprar o seu na Saraiva e na Livraria Cultura.

E vocês, já leram esse livro? Estão empolgadas com o lançamento do filme?

Bacio

Nathy

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.